terça-feira, 27 de setembro de 2011

NEVER COMPLAIN, NEVER EXPLAIN, NEVER APOLOGIZE

Frequentemente, buscamos respostas, soluções, explicações, desculpas, escusas, pretexto  e outros subterfúgios para nossos erros, desacertos, desvios e faltas.

Não busque justificativas para seus erros ou até mesmo para suas frustrações (estado daquele que, pela ausência de um objeto ou por um obstáculo externo ou interno, é privado da satisfação de um desejo ou de uma necessidade - Dicionário Aurélio). O obstáculo, na grande maioria das vezes é causado pelo próprio frustrado, fruto da fraqueza deste e não da força de algo exterior.

Ninguém quer escutar lamentações, desculpas evasivas ou promessas que nunca se concretizarão.

Explicações são cansativas, reclamações irritantes, desculpas desnecessárias. Lembre-se do conselho, ou regra se quiser: Never complain, never explain, never apologize.

Se for preciso explicar, faça da forma mais breve e direta possível, como bem ordenou ao Coelho Branco, o  Rei de Copas: "Begin at the beggining, and go on till you come to the end: then stop.".

Se quiser reclamar, reclame com quem possa resolver. Reclamar com quem não tem condições de solucionar seu problema não resolverá questão, só pertubará terceiros, que nada têm haver com o caso e por simpatia, eduacação e cordialidade concordarão com você unicamente para não prolongar a situação desconfortável criada por aquele que reclama.

Agir deste modo é díficil até mesmo para aqueles que se policiam diariamente para assim atuar, pois é muito mais fácil tirar do bolso uma explicação razoável e convincente para todos nossos deslizes.




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